A importância do reconhecimento como fator motivacional no ambiente corporativo
- giselesocastro
- 26 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
O que te motiva a ir trabalhar todos os dias? Que sentimento você experimenta cada vez que entra na sua empresa? O trabalho é muito mais do que um meio de sobrevivência. Ele é parte relevante da nossa vida, é condição preponderante para a realização humana. Mas, para estarmos satisfeitos com a nossa atividade profissional, não basta apenas fazer o que gostamos. Ser valorizado pelo gestor, pelos colegas e pela instituição para a qual trabalhamos interfere bastante no sentimento de plenitude.

Quando falamos em reconhecimento, não nos limitamos a aumentos salariais, promoções verticais ou bônus por resultados. É claro que esses também são pontos muito importantes para motivar os colaboradores, mas eles precisam vir acompanhados de outros reconhecimentos: um elogio público, um feedback positivo, uma medalha ou um destaque na Intranet da empresa, por exemplo.
Outra alternativa que ajuda a fomentar a felicidade no ambiente corporativo é investir em desenvolvimento, como treinamentos e processos de coaching.
De acordo com a Pirâmide de Maslow, criada pelo psicólogo americano Abraham Maslow, o reconhecimento é uma das principais motivações do ser humano e está no grupo das necessidades relacionadas à estima.

Investir na valorização do empregado é uma forma de impulsionar a sua autoconfiança, elevar a sua autoestima e fazer com que ele construa uma visão de futuro dentro da organização.
Um bom clima organizacional, com relações saudáveis e estímulo à aceitação da diversidade, são outros atributos fundamentais para que um profissional se sinta satisfeito na empresa e queira realmente se dedicar a ela. Mais do que um bom salário, todos querem ter um ambiente cordial e ser reconhecido pelo trabalho executado.
E a sua empresa? O que ela tem feito para reconhecer os colaboradores?




Comentários