Boas práticas nas mensagens por aplicativos
- giselesocastro
- 11 de nov. de 2019
- 2 min de leitura
Nos dias de hoje, usamos os aplicativos de mensagens instantâneas o tempo inteiro, tanto nas nossas relações pessoais quanto nas questões relacionadas ao trabalho. O Whatsapp é a ferramenta mais utilizada, mas existem diversas outras opções no mercado. Seja qual for o meio virtual usado, a grande questão é: existem boas práticas para esses canais?

Por se tratar de uma tecnologia recente, não há regras bem definidas. O bom senso deve ser sempre levado em conta para que limites de educação não sejam ultrapassados, sobretudo quando estamos lidando com relações corporativas.
Por isso, separamos algumas dicas para uma boa convivência virtual com todos os públicos de relacionamento.
1. Cuidado com os grupos
Os grupos, muito usados nos aplicativos de mensagens, agilizam a comunicação entre pessoas com um mesmo interesse ou vínculo, mas também trazem problemas, concentrando alguns conflitos e situações embaraçosas.
Por isso, ao criar um grupo, deixe claro o seu objetivo. As mensagens enviadas não podem fugir do assunto para o qual ele foi criado e é importante ter o cuidado com conversas paralelas.
Além disso, recomendamos ser neutro em relação a questões polêmicas. A menos que o grupo tenha sido criado com essa finalidade, evite abordar temas que têm potencial para incomodar as outras pessoas, como questões sobre política, religião, estilo de vida ou mesmo futebol e outros esportes.
2. Evite correntes e mensagens fora de contexto
Em geral, as pessoas não gostam de receber correntes, mensagens de bom dia, boa tarde ou boa noite, que enchem o celular de notificações e não trazem conteúdo relevante. Enviar este tipo de mensagem em grupos corporativos é ainda mais delicado.
3. Cuidado com os áudios
Não é de bom tom o envio de áudios longos, tampouco o envio massivo de áudios em sequência. Nesse caso, é preferível fazer uma ligação e resolver o assunto com a devida atenção que ele merece.
4. Preste atenção ao horário das mensagens
Pessoas com sono leve podem ser acordadas pelo toque de novas notificações. Por isso, é bom evitar mensagens antes das 8h ou depois das 22h. Se for mensagem profissional, é importante atentar ao horário de descanso.
5. Não deixe as pessoas no vácuo
Nada pior para quem enviou uma mensagem do que ver que ela foi visualizada e não foi respondida. Não responder é uma atitude que deve ser evitada sempre. Se estiver muito ocupado, não veja a mensagem na hora ou envie uma resposta do tipo: “Estou atarefado no momento, mas te darei um retorno depois”.
Essas são apenas algumas dicas simples que, se usadas nas rotinas de mensagem, podem evitar mal-entendidos e impedir que muitas relações sejam comprometidas. Use o bom senso em todas as suas comunicações, não se esquecendo de que ele também deve imperar nas mensagens por aplicativo. Boas conversas!




Comentários