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O que é Marketing de Oportunidade e como usá-lo

  • giselesocastro
  • 29 de out. de 2019
  • 2 min de leitura

No Marketing de Oportunidade, a empresa pode aproveitar um fato socioeconômico, uma data especial ou mesmo algum tipo de acontecimento muito marcante e usá-lo para dar visibilidade à sua marca. O importante é trabalhar com situações que tenham gerado grande repercussão entre as pessoas, ganhando as mídias oficiais, povoando as redes sociais e tornando-se assunto recorrente em conversas triviais.




O Marketing de Oportunidade precisa, mais do que tudo, ter um timing perfeito. Ele tem que ser ágil para ser assertivo, então, as empresas que desejam usá-lo têm que ter perspicácia e velocidade para vislumbrar a oportunidade, criar uma campanha baseada nela e colocá-la no ar em tempo hábil de “surfar a onda” do momento.


Os principais diferenciais dessa estratégia são o baixo custo, a grande aproximação com o público e a instantaneidade da repercussão que pode gerar.


No entanto, é preciso ter muito bom senso e cautela, pois a linha que separa o sucesso do fracasso, nesse tipo de ação, é muito tênue. É fundamental fazer uma análise crítica do fato que será usado, levantando questionamentos como: “pode haver associação negativa com a minha marca?”; “ao realizar essa ação, vou ferir questões essenciais como a valorização da vida, o respeito a culturas, crenças e religiões?” e, ainda, “posso realmente conseguir efeitos benéficos com essa ação?”.


Um exemplo recente de marketing de oportunidade, utilizado por diversas empresas dos mais variados segmentos, foi o uso dos versos “Juntos e Shallow Now” para campanhas pontuais das marcas. O trecho fazia parte da versão brasileira da música “Shallow”, de Lady Gaga, feita pela cantora Paula Fernandes e transformada, imediatamente, em um expressivo meme da internet.


Em questão de horas, o assunto se tornou onipresente em todos os meios de comunicação e o Brasil chegou, inclusive, a se tornar o país mais interessado na palavra ‘shallow’ depois de a música ser lançada, segundo o Google.

As primeiras marcas a utilizarem o bordão “juntos e shallow now” foram bem-sucedidas por surpreenderem o público, mostrarem bom humor e exibirem um excelente senso de oportunidade. Foi o caso do aplicativo Uber, que aproveitou a sua já existente categoria “juntos” para promover o transporte compartilhado.


O problema é que inúmeras empresas resolveram se apropriar do meme para alavancar produtos e serviços, o que tornou o tema repetitivo e desgastante. Ou seja, não adianta apenas ser rápido: é preciso ser mais veloz do que a concorrência.


Entidades de perfil conservador também entraram nessa campanha, beirando o ridículo, o que causou muita estranheza por parte dos consumidores. Portanto, outra questão a ser considerada é que não adianta se valer do “assunto do momento” se ele não combina com o perfil da sua empresa.


Quando bem estruturado e corretamente executado, o marketing de oportunidade pode funcionar como uma excelente ferramenta para promoção da marca, aumentando a audiência e alavancando os resultados. Para isso, é fundamental ter olhar estratégico para saber captar as tendências ideais e celeridade suficiente para transformá-las em vantagens competitivas em tempo hábil de alcançar o sucesso.

 
 
 

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