Sair da zona de conforto pode ser libertador. É possível se reinventar sempre!
- giselesocastro
- 26 de ago. de 2019
- 2 min de leitura
Um único acontecimento pode mudar, completamente, o rumo da nossa vida, transformando tudo o que conhecemos. Muitas vezes, essa revolução ocorre pela simples chegada de uma pessoa inspiradora no nosso caminho: alguém capaz de nos sacudir por inteiro, questionar os nossos conceitos e reconstruir todas as nossas certezas.

Os exemplos são muitos, tanto na ficção quanto na vida real. Há alguns belíssimos casos que ganharam as telas do cinema, que merecem ser citados. Em “O Príncipe das Marés”, a psiquiatra Susan Lowenstein, vivida por Barbra Streisand, transforma positivamente a vida de Tom Wingo, encarnado de forma genial pelo ator Nick Nolte. Ela é a responsável por resgatar os traumas de um passado familiar muito complicado, ensinando-o o valor da vida.
Em “Íntimo e Pessoal”, Sally Atwater, personagem de Michelle Pfeiffer, tem o sonho de se tornar âncora de telejornal. Ela recebe uma primeira oportunidade de trabalho das mãos do experiente e bem-sucedido jornalista Warren Justice, interpretado por Robert Redford. Com ele, aprende tudo sobre valores, honra, talento, carreira e, sobretudo, amor.
No mais recente “Como eu era antes de você”, um best-seller da ótima Jojo Moyes que foi adaptado para as telonas, a excêntrica Louisa Clark tem uma vida medíocre e estagnada: mora com os pais, não tem dinheiro, nunca saiu do lugar em que nasceu e mantém um relacionamento frio e sem graça há sete longos anos. Tudo muda quando ela fica desempregada e aceita uma oportunidade como cuidadora de uma pessoa portadora de necessidades especiais: o jovem tetraplégico Will Traynor. Com ele e por ele, Louisa aprende sobre o amor, entende que a vida é muito mais do que ela jamais conheceu e se transforma, pouco a pouco, em uma pessoa maior e melhor.
Fugindo dos exemplos ficcionais e focando na vida real, nas pessoas ao nosso redor, temos muitos casos de profissionais que, por conta de um acontecimento inesperado, como uma demissão, tiveram que sair da sua zona de conforto e mudar o rumo das suas carreiras. Viram uma oportunidade no que era um problema e agarraram a chance de investir em sonhos antigos, em talentos adormecidos e em vontades até então caladas.
Após serem desligados de seus empregos e perderem a suposta estabilidade, tornaram-se vozes atuantes, treinadores, palestrantes, especialistas em assuntos que despertam as suas paixões. Estão se destacando nas novas escolhas; brilhando e fazendo brilhar; provando que sempre há tempo para recomeçar.
Muito provavelmente, nada disso teria acontecido se não houvesse a ruptura. O fim de um ciclo precisou acontecer, de forma abrupta, para que novos horizontes fossem enxergados. Alguns foram realizar o sonho de morar em outro país, outros voltaram a estudar e ainda teve quem abriu o seu próprio negócio, investindo talento e energia no que realmente ama fazer.
O fato é que, de uma forma ou de outra, ficaram mais felizes, realizados e bem-resolvidos. Estão dando um passo na frente do outro em direção a um futuro que ainda será construído. E que ainda pode – e temos certeza de que vai – trazer muitas surpresas boas.
E você? Que tal sair da sua zona de conforto? Inspire-se em alguém ou aproveite um fato para mudar tudo! Reinvente-se!




Comentários