Você sabe o que é Employee Advocacy e como pode usá-lo na sua empresa?
- giselesocastro
- 22 de out. de 2019
- 2 min de leitura
Employee Advocacy, de maneira bem simplificada, pode ser descrito como a promoção da marca pelo funcionário da empresa em suas redes de contato online e off-line. Verdadeiros embaixadores da organização, esses colaboradores geram exposição positiva, uma vez que passam credibilidade, trazendo retornos tangíveis e intangíveis.

O site Social Media Today mostra pesquisas que comprovam que o conteúdo compartilhado por funcionários atinge oito vezes mais engajamento, em média, do que o conteúdo divulgado por meio dos canais oficiais da marca. Segundo o Edelman Trust Barometer 2019, a fonte que o público julga mais confiável é justamente o empregado: está na frente de especialistas técnicos e do próprio CEO das organizações.
Um estudo da Nielsen mostrou que 84% das pessoas confiam nas recomendações de amigos, familiares e colegas sobre outras formas de marketing.
Nesse sentido, a defesa dos funcionários tem potencial para ser ainda mais eficaz que a estratégia com influenciadores digitais. Alguns outros dados interessantes:
As mensagens da marca atingiram 561% a mais quando compartilhadas pelos funcionários versus as mesmas mensagens compartilhadas pelos canais sociais da marca oficial (MSLGroup)
98% dos funcionários usam pelo menos um site de mídia social para uso pessoal, dos quais 50% já estão postando sobre sua empresa (Weber Shandwick)
21% dos consumidores relatam "gostar" de postagens de funcionários - uma taxa de engajamento muito maior que o anúncio social médio (Edelman Trust Barometer)
Mas transformar empregados em advogados da marca requer não só deixá-los satisfeitos, como também fazê-los se engajarem com os produtos, serviços e valores da organização. Para isso, é indispensável que exista uma cultura interna calcada em confiança, liberdade e transparência.
Como utilizar o Employee Advocacy em sua empresa?
A forma mais comum é a criação de Programas de Employee Advocacy, por meio dos quais os colaboradores são estimulados a participar. Boas alternativas envolvem o uso de técnicas de gamification, como a realização de concursos e jogos internos, com premiações atraentes para aqueles que mais se destacarem positivamente nas redes.
No entanto, antes de implementar esse tipo de estratégia, é preciso capacitar os funcionários de maneira correta, disseminando um guia de boas práticas nas mídias sociais e abordando todas as questões sensíveis a serem observadas ao se falar da marca publicamente.
Outra atitude importante é identificar quem são as pessoas da empresa que já atuam como formadores internos de opinião e que, portanto, podem ajudar a fazer a ponte com os outros colaboradores.
Funcionários motivados, bem orientados e corretamente estimulados podem fazer verdadeiros milagres pela reputação da marca, aumentando a sua credibilidade e alavancando os seus resultados. O Employee Advocacy é uma ferramenta extremamente poderosa que, se for tratada com inteligência e gerida com planejamento, pode gerar retornos surpreendentes para a empresa.




Comentários